A sustentabilidade continua a ser o chavão orientador para as práticas agrícolas, cada vez mais acompanhadas de ideias e projetos tecnológicos inovadores que surgem continuamente como mecanismos de otimização e eficiência, contribuindo para tornar as explorações mais sustentáveis.
A conversão à agricultura biológica, o incentivo à pequena agricultura e à diversificação da produção e a promoção da actividade agropecuária segundo modelos que se comprometam com a proteção da biodiversidade, da paisagem, do solo e da água, continuam a ser grande apostas para o setor agrícola, segundo a proposta de Lei das Grandes Opções (GO) para 2021-2025.
A acompanhar estas prioridades, mantém-se também os apoios ao desenvolvimento e à inovação tecnológica enquanto meios de excelência de gestão, controlo e organização das explorações.
A Copperreplace e a Novaterra são dois novos projetos financiados pela UE que estão a descobrir soluções ecológicas para pragas e doenças nas produções.
As vinhas são a cultura que concentra maior quantidade de cobre nos solos.
A COPPEREPLACE quer reduzir o uso de pesticidas à base de cobre, uma vez que a má aplicação destes produtos acentua a contaminação dos solos, inibindo a absorção de nutrientes e prejudicando o crescimento das plantas.
Este projeto desenvolveu um robô que já está no terreno e cuja função é libertar uma nuvem de feromonas.
Deste modo, o robô previne a propagação de pragas da “confusão sexual” que, em sentido literal, é uma técnica que dificulta o encontro entre machos e fêmeas, impedindo que a espécie se reproduza.
Até agora, os desafios que encontrou relacionam-se com o terreno acidentado das vinhas, que dificulta os seus movimentos, mas, como revela um dos envolvidos no projeto, “Já percorreu um patamar inteiro, saiu do mesmo, deu a volta, desceu e entrou no patamar seguinte sem intervenção humana, portanto a parte da navegação está muito avançada.”
//
A nossa missão é o seu projeto! Consulte-nos para começarmos a desenvolver a sua candidatura.
#CSLConsulting #Consultoriagricola #tecnologiaagricola #vinhas #pesticidas #sustentabilidade #inovação